Colégio Prisma | Educação Infantil

Educação Infantil

De acordo com as DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil), em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.

Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. E quais são esses direitos?

Conviver;

Brincar;

Participar;

Explorar;

Expressar-se;

Conhecer-se.

Ensinar e garantir esses direitos na Educação Infantil é mais do que nossa missão, é nosso dever!

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. São eles:

1º) O eu, o outro e o nós – É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista.

2º) Corpo, gestos e movimentos – Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade.

3º) Traços, sons, cores e formas – Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.

4º) Escuta, fala, pensamento e imaginação – Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro. Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna – que se torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação. Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral.

5º) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.

Cardápio Escolar 2025

Lista de Materiais

Material Didático

A coleção da Educação Infantil foi elaborada de acordo com as premissas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), relativas ao trabalho com crianças de zero a cinco anos, já dentro das novidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sendo atualizado constantemente.

Livro Didático Integrado

O material didático do Sistema Positivo de Ensino tem o intuito de promover na criança o crescimento, sob as perspectivas linguísticas, socioafetivas e cognitivas. Além disso, fornecem subsídios para que os professores possam planejar e desenvolver o trabalho pedagógico.

Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica para o trabalho na Educação Infantil é desenvolvida através de inúmeras atividades diárias, planejadas semanalmente pelas professoras, utilizando o material didático do Positivo mas também outros materiais, espaços e possibilidades, dentro e fora da sala de aula, com projetos e uma profunda interação com a natureza que compõe o cenário de nosso colégio. Por aqui, toda brincadeira é “coisa séria” e toda interação tem sua função dentro do desenvolvimento infantil.

Para o Aluno

O que torna nossa coleção única e especial para as crianças:

  •  o caráter interdisciplinar das propostas de trabalho e a diversidade de temas, que valorizam a integração e a articulação entre os diferentes campos de experiência,aproximando-os da realidade das crianças;
  •  as orientações metodológicas consistentes, que proporcionam ao professor a ampliação da prática educativa com leituras e atividades diferenciadas;
  •  forte trabalho com a linguagem escrita e a cuidadosa seleção de textos, que oferecem às crianças uma experiência no mundo das letras;
  •  trabalho de alfabetização matemática;
  •  a exploração de conteúdos voltados a cada faixa etária;
  •  as práticas que exploram a capacidade física da criança, o pensamento, a criatividade, a resolução de problemas e as relações de tempo e de espaço;
  •  o trabalho com jogos, brincadeiras, canções, teatro e manifestações artísticas que fazem parte da tradição cultural do nosso país;
  •  as ricas estratégias didáticas, que são abordadas de forma lúdica e significativa.

Calendário Escolar 2025

  • Minimaternal A e B

    Menores de 02 anos

  • Minimaternal C e D

    02 anos até 31/03

  • Maternal

    03 anos até 31/03

  • Nível I

    04 anos até 31/03

  • Nível II

    05 anos até 31/03

Icone de Lápis

Horários de Aulas

Precisa de ajuda? Atendimento personalizado aqui!