Colégio Prisma | Ensino Fundamental I

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o Colégio Prisma acredita na nec -

essidade da vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Portanto, ensinar a fazer e aplicar esse conhecimento nos diversos segmentos da vida humana é um dos desafios mais importantes desta escola. O sujeito necessita interagir com o meio ambiente, com as pessoas e com os instrumentos de trabalho.

Na interatividade, fortalece-se a autonomia e a aprendizagem de procedimentos e atitudes sadias como: cooperação, respeito, responsabilidade, segurança, competência intelectual reflexiva, autoestima, dentre outros.

A aprendizagem, iniciada na família, deverá ter continuidade na escola. Os diferentes conteúdos ensinados se constituirão em meios para educar o futuro cidadão. Defendemos a necessidade de uma parceria entre a família e a escola.

É tarefa e desafio deste Colégio assumir efetivamente, em parceria com os pais, a função de proporcionar aos alunos oportunidades de evoluir como seres humanos. Para isto, o trabalho pedagógico e educacional consistirá em cuidar da sua formação integral, fazendo-os cumprir regras, impondo-lhes limites e, acima de tudo, acreditando que as crianças têm capacidade de suportar frustrações.

Lista de Materiais

Material Didático

A coleção tem como objetivo abrir caminhos para o conhecimento, por meio de atividades dinâmicas e interativas. Os conteúdos educacionais explorados valorizam os conhecimentos prévios de cada aluno, associando o estudo à vida cotidiana e à prática social.

Em todas as disciplinas, as seções foram pensadas para proporcionar dinamização às aulas. No mesmo sentido, as orientações metodológicas possuem sugestões de leitura e de atividades complementares.

• Seta Laranja Livro Digital.
  • Seta LaranjaProjetos interdisciplinares.
  • Seta LaranjaMais atividades.

Proposta Pedagógica

A diversidade e a pluralidade do mundo contemporâneo pedem uma proposta pedagógica que ofereça todo o subsídio necessário para atuar com plenitude no desenvolvimento das crianças no que diz respeito aos aspectos cognitivos, afetivos, motores, sociais e linguísticos, sem preconceitos, estereótipos ou modelos preestabelecidos.

Livros Didáticos Integrados

Os livros didáticos do 1º ano trabalham de forma integrada diferentes eixos do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades.

Para garantir o desenvolvimento didático dos conteúdos privilegiados nas unidades dos livros do 2º ao 5º ano, há seções comuns e seções específicas, recorrentes nos volumes.

Livros de atividades

Os livros de Atividades possibilitam aos alunos revisar e sistematizar os conteúdos explorados em sala de aula. Desenvolvidos para cada nível de ensino, o material traz atividades adaptadas por nível cognitivo dos alunos.

Ensino Fundamental 1 - 1º ano

Os livros de atividades direcionados ao 1º ano auxiliam no processo de alfabetização e letramento e de alfabetização Matemática, respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada criança.

Ensino Fundamental 1 - 2º ao 5º ano

Os livros do 2º ao 5º ano apresentam diversificadas estratégias de atividades. Voltados para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, contemplam atividades atreladas às unidades e com gradação do nível de dificuldade.

Calendário Escolar 2024

• 1º ano